Domingo, Agosto 13, 2006

O Petroleiro


Segundo a imprensa, incansável na cobertura dos anúncios deste governo, remetendo-nos para práticas não tão distantes quanto parecem, vai começar já em Setembro a prospecção petrolífera na zona de Peniche. O “insuspeito” presidente da comissão executiva da Galp, José Marques Gonçalves, atacado por algum febrão, afirmou mesmo que «num futuro não muito longínquo estaremos a produzir crude». Assim mesmo, como por magia, mesmo à nossa porta está o tesouro!

Isto é o que podemos chamar ludibriar o Zé Pagode com o maior dos descaramentos. Melhor que isto só mesmo aquela comédia do Raul Solnado – “Há petróleo no Beato”. Com uma ligeira diferença, essa ainda nos fazia sorrir, esta limita-se alimentar a ideia que “Natal é quando o homem quiser”. E Sócrates determinou que este ano vamos ter uma prenda no sapatinho. Afinal há petróleo em Peniche. Ora Peniche é Portugal e Portugal é dos portugueses!

Começo a ter sérias dúvidas se este incansável primeiro-ministro de Portugal, tão incansável que chega a interromper férias de sonho onde, segundo a imprensa «a diária do quarto duplo mais barato fica, nesta época, por 370 euros e o mais caro – a suite presidencial, ronda os 1570 euros», para nos vir fazer mais uns anúncios espectaculares, com corridinhas à mistura, não será apenas mais um amigo de Peniche. Os tais “amigos” que chegam espalhafatosamente anunciando a esperança e alimentando ilusões, e quando partem, geralmente “com o rabo entre as pernas”, apenas deixam amarguras e desilusões! É o petroleiro a adornar, a seguir vem a inevitável poluição!

24 Comments:

At Domingo, 13 Agosto, 2006, Blogger Picador de Gelo said...

o seu problema, edgar, é que ninguém quer saber das suas corridinhas...

 
At Domingo, 13 Agosto, 2006, Blogger Edgard C.Gomes said...

Oh meu caro picador de gelo, eu confesso que me apetecia mais picá-lo com um ferro em brasa, mas como o Sr. não é uma besta, penso eu, limito-me a "picá-lo" com palavras, das mais polidas que sei.

1-Eu tenho os problemas que toda a gente tem, mas não tenciono resolvê-los com corridinhas, para "inglês ver". É mais com trabalho, confesso.

2-Ainda que possa fazer as minhas corridinhas serão sempre do âmbito privado e não serão nunca comunicadas aos jornalistas. E ainda que por um mero acaso algum jornalista tivesse delas conhecimento, não lhe daria relevo algum, por uma destas duas razões:
A)Os jornalistas não me conhecem e aí concordo consigo, ninguém quer saber das minhas corridas.
B)As minhas corridas são geralmente corridas de fundo e duvido que algum jornalista aguentasse o ritmo. No final eu também estaria sem fôlego para lhe relatar as incidências do percurso.

3- O meu único temor em relação às minhas corridinhas, é realmente não conseguir terminar alguma, mas acredito que haverá sempre alguém capaz de pegar no testemunho e continuar. E quanto maiores forem os obstáculos maior será a determinação. É a força da convicção. Correr por aquilo em que se acredita e não para lamber a mão que nos alimenta.

 
At Domingo, 13 Agosto, 2006, Anonymous Anónimo said...

Desta vez é que vamos calar a boca aos árabes!vai haver petróleo a rodos. Ainda a gente diz que o País vai mal... vai mal, uma ova! Até o candeeiro de petróleo vai voltar. Cá por mim com a electricidade tão cara, qualquer dia volto à lamparina. Ora bolas! O azeite tambem está pela hora da morte...Pronto ,deixem lá isso e sorriam. Chorar para quê!?

 
At Domingo, 13 Agosto, 2006, Anonymous Anónimo said...

Boa sorte desejou Sócrates aos propectores penicheiros.

Aqui está uma coisa em que Sócrates tem sido pródigo: deixar os compatriotas à sorte. A uns deseja-lhe boa, a outros assim-assim e a outros amaldiça-os.

Nós os deserdados da sorte é que não tivémos, ainda a sorte de nos livrarmos deste sortudo.Porque isso o homem tem sorte, os portugueses é que têm azar

 
At Domingo, 13 Agosto, 2006, Anonymous O PETROLEIRO said...

Prevejo o regresso dos isqueiros a petróleo...
Têm, porém, um senão: Em tempos havia que pagar uma taxa para ter isqueiro.
Temo que volte a taxa sobre os isqueiros, caso o petróleo de Peniche chegue aos isqueiros revivalistas...
É que com estes socialistas nunca se sabe!!! (estes ou outros! Tudo farinha do mesmo saco!).

 
At Domingo, 13 Agosto, 2006, Anonymous :-) said...

Sempre a bater no governo. É incrível...
Os preços que enuncia não são assim tão espectaculares. No sábado, no noticiário da hora do almoço, foi exibida uma reportagem sobre o preço em alguns hotéis no Algarve (ex. o da Quinta do Lago), onde os preços eram bem mais elevados.
Não seja tão fundamentalista. O governo tem tomado muitas medidas acertadas e que já deviam ter sido tomadas há anos atrás. Só que nunca tinha havido um primeiro-ministro com os tom*** deste.

 
At Segunda-feira, 14 Agosto, 2006, Anonymous o funcionário said...

oh :-) nao seja tão cego!
Ministros com tomates (não tenha medo da palavra) houve-os vários.
O último com os ditos foi Santana Lopes, que nao teve problema em afrontar a poderosa máquina bancária, e teve-os no lugar quando avançou com a reforma das rendas.
e ha outros exemplos de coragem de vários primeiros ministros (de Guterres é que ha poucos). claro que também há exemplos de asneiras, sobretudo do Santana.

sobre os hoteis, voce pode dizer-me: o primeiro-ministro pode fazer o que lhe apetece com o dinheiro que ganha. pode fazer férias de sonho ou arrender uma barraca na Cascalheira, mas no momento que o País atravessa, gastar pipas de massa com suites e safaris é, no mínimo, um desrespeito por aqueles que nem férias têm.

veja lá se se lembra de muitos exemplos desses de Cavaco Silva, de Guterres ou Barroso quando foram PM? reconheça homem: o PM é um exibicionista!
Metemos uma drag-queen a mandar no País...
com todo o respeito por elas...

 
At Segunda-feira, 14 Agosto, 2006, Blogger Picador de Gelo said...

o senhor nao me refutou: ninguem quer saber das suas corridinhas

 
At Segunda-feira, 14 Agosto, 2006, Anonymous o funcionário said...

Oh Picador, tu nao verias a refutação mesmo que ela te batesse de frente!
Acorda miudo!

 
At Terça-feira, 15 Agosto, 2006, Anonymous :-) said...

Funcionário:
Essa dos tomates do Santana Lopes... deve ser para rir, não??? O governo dele foi um autêntico descalabro. Lembra-se das listas de colocação de professores? Foi um episódio hilariante, no mínimo.
O homem~não seja fundamentalista e tão "alaranjado", até parece o Edgar.

 
At Terça-feira, 15 Agosto, 2006, Anonymous o funcionário said...

Oh :-), a sua acusação de fundamentalismo à minha pessoa cai pela base: é que eu termino dizendo que os exemplos de asneira vêm "sobretudo" de Santana Lopes.
Tenha mais cuidado a ler. Se tiver mais cuidado a ler, nao escreve coisas precipitadas!

O senhor diz que o Edgard é fundamentalista, mas não acusa o seu “colega de esquerda” do mesmo – para si o Picador de Gelo pode continuar a dizer coisas sem nexo à vontade enquanto que o Edgard (que dá um tom de razoabilidade aos seus argumentos) já é fundamentalista!
Não se esqueça, senhor :-), que o fundamentalismo é preterir a razão e o senhor preteriu a razão quando me acusou de cegueira face ao Dr. Santana Lopes.

E, já agora, o senhor escreveu isto: “O governo dele foi um autêntico descalabro”.
Sabe como se avalia a actuação de um governo? É através, sobretudo, das medidas legislativas. Daquilo que vem publicado no diário da República. Então diga-me quais foram as medidas legislativas que o senhor repudia em Santana Lopes? Erros de Governos há muitos. Infantilidades de Primeiros-Ministros há ainda mais. Mas se o senhor quer criticar governos tem de ser mais sólido do que falar apenas de um erro duma empresa informática contratada pelo Estado para fazer um programa de computador de colocação de professores…

PS: e desculpe lá não ser tão ofensivo consigo quanto foi o seu camarada de esquerda, o seu “amigo” Picador de Gelo

 
At Terça-feira, 15 Agosto, 2006, Anonymous Anónimo said...

caro :-),
entao o episodio do anunciado contrato entre o estado e o Patrick monteiro de barros nao foi hilariante?
e a ilegalidade dos exames repetidos?
e o mais recente ex-ministro das finanças de Sócrates ter andado a mamar o salário mais uma reforma do Estado?
e o PM a ir para safaris e suites quando o país nem sequer tem dinheiro para passar uma semana na Caparica?
E esta época de incendios inacreditável?
e este silencio acerca do médio oriente?
e o secretário de estado José Magalhaes reformar compulsivamente dois polícias por delito de opinião?
e o Eng Socrates andar a fazer corridinhas acompanhado de jornalistas?
Essas coisas nao são hilariantes?
Nao seja fundamentalista, homem (ou senhora), por isso causa cegueira, sabia?

 
At Sexta-feira, 18 Agosto, 2006, Blogger canine said...

Bem há aqui uma coisita que eu acho hilariante e ridiculo as pessoas falarem, só nota como nós Portugueses somos piquenitos e mesquinhos, pa dizermos mal etamos por aí... pela lógica de mtos em Portugal ninguém pode fazer férias, pq férias significa gastar dinheiro, e aí temos de pensar que há sempre alguém que não pode ir de férias pq não tem carcanhol. E não podemos ir pq o país está a passar um período difícil... por favor, o homem que faça as férias onde quiser e que gaste o dinheiro que entender, desde que não esteja a gastar o dinheiro dos contibuintes.
Então pela vossa lógica Mourinhos, Ronaldos, Figos e todos qto vivem bem em Portugal tem de ir acampar pa Nazaré pq o país ta em crise e tem de pensar nos que não tem dinheiro pa férias... Vá lá, falem em outras coisas, falem do estado da cultura no concelho, este ano ainda não se ouviu falar dos magrissimos contartos programas, e deixem-se de invejas, se fosse eu em vez de um safari fazia dez, em nossa casa e no nosso dinheirito mandamos nós...
Saudações

 
At Sábado, 19 Agosto, 2006, Blogger Paulo Colaço said...

Caro Canine,
Deixe-me dar-lhe o reverso da medalha.
O senhor diz que todos nós somos senhores do nosso pecúlio e que, se este for de proveniência honesta, a ninguém devemos contas.
Até estamos de acordo, mas há uma coisa chamada “autoridade moral” e esta não se ganha levianamente. Esta ganha-se quando a nossa prática condiz com as nossas palavras ou com as nossas obrigações.
Se o chefe de uma ordem religiosa com voto castidade fosse um mulherengo ou o jovem filho de um magnata fosse trabalhar para a empresa do pai a ganhar o salário mínimo para ter isenção de propinas, onde está a autoridade moral?
Ou imagine um marido pedir à esposa que não gaste dinheiro em vestidos novos para amealharem para as férias, e o próprio esposo esbanja o salário no casino.

Quem nos pede sacrifícios deve estar disposto a fazê-los.
Lembra-se de um senhor chamado Luís Campos e Cunha? Era um cavalheiro que acumulava o seu ordenado com a reforma do Banco de Portugal. Segundo o “Público”, recebia por mês cerca de 15 mil euros - 8 mil de reforma e 6759 por ser ministro. Sim! Era “apenas” o Ministro das Finanças! Ora, o cavalheiro com essa brincadeira perdeu a autoridade toda! E pouco depois perdeu o emprego…

José Sócrates é Primeiro-Ministro dum país que anda na penúria. Ele pode ir para safaris e hotéis de luxo. O dinheiro é dele, realmente, e deus nos livre de estarmos entre um homem e a sua necessidade de “cagança” e opulência. Mas veja só: se o soberbo Sócrates faz aquilo ao dinheiro dele, imagine o que não fará ao nosso…

 
At Segunda-feira, 21 Agosto, 2006, Blogger canine said...

"...Mas veja só: se o soberbo Sócrates faz aquilo ao dinheiro dele, imagine o que não fará ao nosso...". Caro amigo Paulo, esta frase é mto infeliz, desculpe lá. Sabe, eu como politicamente sou isento, pq não consigo gostar de política simplesmente, talvez veja as coisas de outra maneira. Para mim um politico é como um médico, um agricultor ou um outro trabalhdor, é um ser humano que tem um emprego e tem uma vida privada. Qtas pessoas há que na vida privada são uma desgraça, uns irresponsáveis e que profissionalmente são os melhores. Por isso à que separar as águas, temos de olhar para Sócrates profissionalmente, pq isso a nós nos diz respeito, o que faz na vida privada e com o seu dinheiro isso é com ele, se gosta de homens ou de mulheres isso não nos diz respeito, por mais que nos custe pois somos Portugueses...

 
At Segunda-feira, 21 Agosto, 2006, Blogger Paulo Colaço said...

Não tem de pedir desculpa, caro Canine.
Que culpa é a sua que o Eng. Sócrates não saiba dar o exemplo?
Que culpa é a sua que o homem queira ser um pavão numa terra de galinhas depenadas?
Que culpa é a sua que o nosso Primeiro-Ministro não busque a moderação pelo menos enquanto lhe durar o cargo?
O caro Canine não tem culpa alguma nisso!
Se houve culpa é apenas em ter feito tábua rasa daquilo que explanei no meu texto: a autoridade moral ganha-se com exemplos, com gestos, quando a nossa acção é consentânea com as nossas palavras. Não me rebateu.

Relativamente à possibilidade do nosso PM gostar de homens, lembre-se: foi o caro Canine que lançou a bisca…

 
At Terça-feira, 22 Agosto, 2006, Blogger canine said...

Caro Paulo, eu não fiz tábua rasa dos seus exemplos de autoridade moral, eu tb concordo que o PM tem que nos dar esse exemplo, mas...
que exemplo ele deveria dar??
- que meus meninos o país está mal por isso deixem o vosso dinheiro no banco!! e então o comércio como sobrevive? os hotéis de 5 estrelas tb precisam de hóspedes, ele foi para esse hotel pq tinha condições para, por isso eu vou para hotéis de 3 estrelitas. O homem que gaste dinheiro que o comércio agradece, pena ele não ir de táxi po emprego, não almoçar na tasca do Zé da Esquina, não ir à praça á hortaliça...

sabe eu não gosto de politica por toda esta conversa, pq em Portugal o que predomina é a politica do mal dizer, da oposição, do ser contra tudo o que o outro diz e faz, e não uma politica mais coerente, uma politica do vamos ajudar o nosso país, o que interessa é o tirar partido de qq coisa pa lixar o que está no poder, nem que se passe por cima da bandeira.
O mais grave é que a nível local se faz o mesmo, eu pertenci à junta de fraguesia de S. Sebastião á uns anos atrás, e só o fiz por amor à minha terra, para ajudar ela a ser melhor, mas até ali a oposição só servia pa dizer mal, em 4 anos só votaram uma vez a favor pq era mau eles votarem contra... eu saía das reuniões revoltado pq não estava ali para aquilo, eu estava ali pq gosto da minha terra e quero o melhor para ela e que por isso temos de ser positivos e dar as nossas opiniões enão só contestar, felizmente neste momento há uma junta sem oposição, mas sim um grupo de pessoas que querem fazer de S. sebastião uma bela terra, deveria ser assim, sempre, em politica... e eu não acredito no Pai Natal.

"Relativamente à possibilidade do nosso PM gostar de homens, lembre-se: foi o caro Canine que lançou a bisca…"
... eu disse
"se gosta de homens ou de mulheres isso não nos diz respeito, por mais que nos custe pois somos Portugueses..."
o senhor demostrou isso mesmo, somos Portuguezinhos, gostamos é destas coisas, as coisas menores, as tricas, o que interessa o interesse sexual do homem!!! não me diga que não gosta de Elton John, só pq ele casou com um homem!!!
...é disto que o meu povo gosta, à dias no jornal 24 Horas era 1ª página a bela noticia "... Merche Romero mandou retirar bidé da sua casa de banho..." como somos Portugueses os jornalistas vêem-se na obrigação de dar uma boa noticia ao povão...
Abraços

 
At Terça-feira, 22 Agosto, 2006, Blogger canine said...

... já agora e falando de coisas com mto interesse, sabem alguma coisita dos contratos programa, as associações estão de rastos e sem apoios, não há diñero e corre-se o risco de uma boa parte de ranchos e filarmónicas (que já são só duas) fechar portas.

um abraço

 
At Terça-feira, 22 Agosto, 2006, Blogger Paulo Colaço said...

Caro Canine,
parece que chegámos a algum lado:
- se o País está mal e o povo não sabe como será o dia de amanhã, o melhor será o PM esbanjar dinheiro para espantar a crise.
Não deixa de ser uma visão interessante. Não é a minha, que se pauta pela discrição e pouco chafurdanço no mediatismo parolo, mas é uma visão.

Quanto à sua Junta de Freguesia, não sei como era a sua oposição. Não deveria ser diferente das oposições na maioria dos sítios.
Se o senhor saía das reuniões revoltado, então a oposição conseguia metade do que eventualmente queria: desgastar!
Compete a cada um de nós ter um espírito mais forte do que a obstinação do adversário! Não adianta a revolta, o que importa é a reviravolta: superar, saber lidar, dar a volta! E cara alegre, porque quem nos elege não quer ver um mártir mas um lutador!
Muita gente confunde “oposição” com “obstrução”, o que está errado.
Mas igualmente errado é achar que toda a gente deve perder o espírito de contradição, omitir as suas opiniões e mitigar a maneira de ser apenas porque quem ganhou é que manda.
Sabe: se o povo português é contestatário, tem espírito de contradição, se gosta de ser do contra, então abençoado povo! Abençoado povo!
O senhor acha, (está no seu direito) que isto é a “política de dizer mal”. Eu sou mais aberto: para mim isto é apenas a “política de dizer”! Dizer, falar, criticar, opinar!
É tão legítimo ter espírito eternamente crítico quanto ter espírito eternamente cúmplice! E é tão legítimo estar sempre a “bater” num governo que não é nosso quanto estar sempre a apoiar um governo da nossa cor! Veja que até é legítimo criticar a legitimidade alheia!
E é tão respeitável ao Zé abrir a boca para mandar uma farpa como ao Tóino ficar calado à espera que o Zé abra a boca para dizer o que o próprio Tóino queria dizer mas que não tem força de vontade para isso.

Não critique os que criticam: critique sim os que calam! Ou critique ambos! Ou não critique ninguém, que também não é mal pensado! A liberdade dá-nos esta amplitude!

Acerca das inclinações do PM: de novo lhe digo, por mais que aprofunde o tema (agora até já mete Elton John e tudo), foi o caro Canine que se meteu por esse caminho!

Quanto à manchete de que falou, ela surgiu porque há sempre alguém que gosta de citar essas coisas. Foi o seu caso. Não é o meu…

Finalmente, sobre coisas sérias, os contratos-programa são uma matéria em estudo. Estamos atentos, com tudo o que isso significa.
Cumprimentos e boa sorte para a Filarmónica de S. Sebastião.

 
At Quarta-feira, 23 Agosto, 2006, Blogger Big Mamma said...

a conversa que para aqui vai...
bem, concordo com tudo o que é dito com o Paulo Colaço e apenas com uma coisa que é dita pelo Canine.
Aquilo em que concordo com o Canine é no apoio da Camara a algumas colectividades: era bom que alguem fizesse o levantameento dos apoios que são dados, a quem são dados e os resultados da gestão desse dinheiro.

Mas sobre o assunto entre o Paulo Colaço e o Canine tenho uma coisa a dizer ao Canine: é mau quando tapamos os olhos para nao ver. Neste caso o Canine nao vê a arrogancia e a ostentação do Primeiro Ministro.

 
At Quinta-feira, 24 Agosto, 2006, Anonymous seaside said...

Esta conversa realmente mete nervos... Tanto espalhafoto por causa das férias do PM... Pelo amor de Deus... Não pode o homem passá-las onde quiser, gastar o que quiser enqnanto cidadão??? Ou deixou de ter esse direito pq é PM???

"E é tão respeitável ao Zé abrir a boca para mandar uma farpa como ao Tóino ficar calado à espera que o Zé abra a boca para dizer o que o próprio Tóino queria dizer mas que não tem força de vontade para isso. (...) Não critique os que criticam: critique sim os que calam! "

Não percebo... Então o q é q é legítimo? É ou não legítimo calar também???

Concordo com o Canine, isto é político apenas de "mal dizer", não tem nada de construtivo.

 
At Quinta-feira, 24 Agosto, 2006, Blogger Big Mamma said...

óh seaside vocês parece que ligou agora a televisão e apanhou o filme a meio.

tente perceber que o eng. Sócrates não é um "cidadão" comum!
Quando se assume um certo cargo público, sobretudo em órgãos de soberania, é preciso saber comportar-se.
O cidadão comum atira a beata de cigarro para o chão. O ministro do ambiente NÃO o pode fazer.
O cidadão comum por vezes abusa nas velocidades permitidas da estrada. O ministro da administração interna NÃO o pode fazer.

o cidadão comum pode gastar todo o seu dinheiro em caprichos, férias, hoteis, fins de semana, etc. o PM de um País em crise NÃO o deve fazer.

Ainda que tenha a defesa de Canines e de Seasides.

e já agora, se quiser citar algum dos meus paragrafos, cite-os na íntegra e não apenas uma parte, como fez com o texto do Paulo Colaço. é que, das duas uma: ou fez de propósito para deturpar o sentido, ou você não compreendeu sequer o sentido.

 
At Sexta-feira, 25 Agosto, 2006, Blogger canine said...

caro(a) amigo(a) Bigmamma, só quero lhe dizer que eu não defendo ninguém, mto menos políticos, que são pessoas que pensam mais na projecção pessoal do que no bem estar do país, só que não percebo que, com tantas coisas pa falar do país pq perder tempo a falar do dinheiro que o homem gastou, é dele, ele simplesmente não quis dormir num hotel 3 estrelas.

Políticos, não defendo nenhum, nem sou adepto de partido algum... sou um mano de consciência tranquila.
Abraços...

 
At Sexta-feira, 25 Agosto, 2006, Blogger canine said...

Ó Bigmamma, tás tão erradinha querida, eu não defendo essa classe, os politicos, nem tenho politicos de eleição, por isso jamais defenderia o PM ou o PR ou outro qq deputado.
Eu sou dos que posso defender dizer mal de qq um, até pq acho doentio as pessoas serem tão fanáticas por um partido politico, pois os politicos pouco querem saber do Zé Povinho, o que lhes interessa é só projecção pessoal.

Abraços

 

Enviar um comentário

<< Home